Circuito de aviso de bateria fraca.

Circuito de aviso de bateria fraca.


Este circuito fornece uma tensão de alerta sonoro e visual de tensão baixoa para bateria de 12V. Quando a voltagem da bateria está acima do ponto de ajuste (normalmente 11V), o circuito está ocioso. Se a voltagem da bateria deve cair abaixo do set point, o LED irá acender eo alto-falante emitirá um sinal sonoro para alertar periódica a baixa tensão. O circuito foi projetado para monitoramento de sistemas solares, mas também poderia ser útil em sistemas automotivos e outras aplicações de 12V.

Especificações

Tensão nominal de operação: 12V
Consumo em repouso: 6mA
Low Voltage Warning corrente: 15mA

Teoria
U2 fornece uma referência de tensão 5V regulado. U1 é ligado como um comparador, que compara a tensão de 5V fixa regulado para a tensão sobre o limpador de VR1, que é proporcional à alimentação de 12V. Quando a oferta cai abaixo do set point, a saída de U1 vai baixo, girando em Q1 e desligar o sinal sonoro eo LED.

Uma dica e substituir o CA3160 pelo 741 que é mais comum.

Não é mostrado no esquema, exsite um fusível de 1 ampères que deve ser colocados em série com o fio de entrada de +12 V para evitar riscos de incêndio no caso de um curto-circuito. A placa de circuito deve ser montado dentro de uma caixa de plástico ou de metal.

Ajustes
Ligue o circuito a uma fonte de tensão DC ajustável. Defina a fonte de tensão para 11V ou onde quer que o circuito dispare. Ligue o interruptor S1. Ajuste VR1 até o ponto onde LED1 apenas acende e começa o sinal sonoro.
Usar
Ligar o circuito à fonte de 12V que você deseja monitorar. S1 Ligue, se a voltagem da bateria está acima do ponto de ajuste, nada deve acontecer.

À medida que a tensão da bateria cair abaixo do set point, o LED acenderá e um bip periódico virá do alto-falante. Se o sinal sonoro torna-se irritante, desligue S1. Certifique-se de carregar a bateria logo, descarga excessiva vai encurtar a vida da maioria das baterias recarregáveis.


0 comentários:

Postar um comentário